Search our Site

A paróquia de Kanafa de S. Francisco está localizada na parte sudoeste da cidade de Sodo, que fica a 385 km de Adis Abeba, a capital da Etiópia.

Embora a OFS e a Youfra não estejam estabelecidas em nível nacional na Etiópia, a fraternidade local OFS de Kanafa é fortemente organizada e dedicada a seguir o carisma franciscano com a assistência espiritual da Província Capuchinha. Franciscanos seculares e jovens franciscanos estão ativamente envolvidos em várias atividades pastorais, como o ensino de aulas de educação religiosa para crianças, visitar os doentes e idosos, aconselhamento para HIV/ AIDS e voluntariado em hospitais.

Para muitas famílias rurais da aldeia Kanafa, o acesso a serviços de água potável é limitado e a maioria das famílias é forçada a obter água de um rio e lagoas desprotegidos. O abastecimento de água inadequado, a falta de saneamento e a má higiene tornam a população, especialmente as crianças com menos de cinco anos, extremamente vulneráveis a doenças (diarreia, tifoide, parasitas intestinais, etc.). Durante o período seco, quando os rios sazonais e lagoas secam, as pessoas de Kanafa têm que viajar longas distâncias (10-15 km) para buscar água, muitas vezes de má qualidade. Esta distância reduz consideravelmente a quantidade de água que pode ser transportada e consumida numa casa (4-6 litros por dia por pessoa para todos os usos). Para as mulheres que não têm acesso a um ponto de água próximo, o tempo gasto para buscar água é estimado entre 20 a 30 dias por ano.

O principal objetivo do projeto de água Kanafa é fornecer acesso a água potável para consumo diário (lavagem de mãos, banho e limpezas) e melhorar o saneamento e a saúde para 1.000 pessoas (200 famílias). O segundo objetivo do projeto é estabelecer e fortalecer o comité WASH, cujas funções incluem: promover ativamente a higiene e o saneamento, mobilização da comunidade para a construção e proteção do abastecimento de água e estabelecer regras para o uso adequado da água, especialmente quando a água é escassa. Todas as pessoas que obtêm água da fonte estarão envolvidas no programa definido pelo comitê WASH para garantir o cumprimento do projeto.

O projeto de água Kanafa inclui a perfuração de um poço de 60 metros de profundidade e a construção de uma bomba manual. A comunidade local participará na vedação de pontos de água e local de bomba de mão, transporte de materiais de construção, etc. O projeto de água está sob a responsabilidade da Província Capuchinha de Mary Kidane Mihrate com a ajuda da OFS local de Kanafa e a paróquia de Kanafa St. Francis.

Uma vez que, em comparação com outros países africanos, os preços na Etiópia são muito elevados, o orçamento total do projeto de água Kanafa excede os preços comuns de outros furos Well4africa. O orçamento total do projeto é de 20.466,22 EUR. A contribuição da comunidade local é de 1.367,59 EUR. O montante necessário para a execução de todo o projecto é de 19,098.63 euros. Para possíveis formas de dádiva, ver  https://well4africa.eu/index.php/pt/faca-o-seu-donativo. O Senhor vos abençoe pela vossa generosidade!

  • Kanafa-OFS-fraternity
  • Kanafa

Simple Image Gallery Extended