Search our Site

Somos Franciscanos Seculares e Jovens Franciscanos de toda a Europa: Áustria, Bielorrússia, Bélgica, Bósnia e Herzegóvina, Croácia, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Portugal, Rússia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia, Reino Unido, Gibraltar unidos numa causa comum: garantir o direito humano fundamental ao acesso a água potável, instalando poços em África, começando por comunidades específicas em Uganda, Zimbábue e Malawi.

Queremos assim corresponder ao apelo do Papa Francisco: “o acesso à água potável e segura é um direito humano essencial, fundamental e universal, porque determina a sobrevivência das pessoas e, portanto, é condição para o exercício dos outros direitos humanos. Este mundo tem uma grave dívida social para com os pobres que não têm acesso à água potável, porque isto é negar-lhes o direito à vida radicado na sua dignidade inalienável” (Carta Encíclica Laudato Si’, 30).

Sabemos que não poderemos ajudar todos, de modo que decidimos ajudar primeiro aqueles que pertencem à nossa família na fé (cf. Gl 6,10), isto é, membros da Família Franciscana de países africanos. Fraternidades Nacionais de Uganda, Zimbábue e Malawi já responderam à nossa solicitação, indicando comunidades locais que experimentam sérios problemas de escassez de água. O nosso primeiro objetivo é recolher fundos suficientes para três poços, sendo que a instalação de um poço custa cerca de 10 000 €. Depois de concretizar os primeiros projetos, continuaremos a desenvolver esta iniciativa social de modo a torna-la numa contínua missão da Família Franciscana.

A Ordem Franciscana Secular (Ordo Franciscanus Saecularis, OFS), também conhecida como Irmãos e Irmãs da Penitência ou da Terceira Ordem de São Francisco, atualmente reúne cerca de 300 mil membros e está presente em 112 países dos cinco continentes. A Ordem é composta por famílias e pessoas singulares, que vivem segundo a Regra aprovada pelo Papa, que se reúnem em fraternidades, que assumem iniciativas públicas e sociais e que dão testemunho de fé no ambiente onde se inserem. A OFS tem total autonomia, uma estrutura coordenada e está diretamente subordinada à Santa Sé.

Para mais informações acerca da Ordem Franciscana Secular: ciofs.org