Search our Site

Caros irmãos e irmãs, paz e bem para todos vós!

A iniciativa social "Well4Africa" surgiu como consequência do 3º Congresso Europeu OFS e JuFra, que teve lugar na Lituânia em 2018. Uma vez que o tema deste Congresso era "Quem acreditar em mim, rios de água viva fluirão do seu interior" (Jo 7:38), o objetivo inicial desta iniciativa social era dar frutos concretos garantindo água potável segura para três comunidades no Uganda, Zimbabué e Malawi. Após o Congresso, vendo o convicto apoio de muitas fraternidades nacionais OFS, a Presidência do CIOFS decidiu que "Well4Africa" se deveria tornar um projeto permanente de toda a Ordem Franciscana Secular, confiando a sua gestão ao Conselho Nacional da Lituânia.

Até agora, a iniciativa social da OFS implementou plenamente 6 projetos de construção de poços e furos de água e tem mais 2 em curso. O "Well4Africa" já concluiu os projetos de água em Namane e St. Lawrence no Malawi, o projeto de água Kihani no Uganda, o projeto de água Sibi no Gana, o projeto de água Shisong nos Camarões e o poço de São Pedro em Masenyane, Zimbabué. Neste momento, "Well4Africa" tem em curso o projeto de água Kongo no Gana e está a iniciar a fase inicial de um novo projeto no Mutemwa Leprosy Care Centre, Zimbabué. Graças aos esforços comuns da Família Franciscana e de todos os benfeitores, a situação financeira atual do "Well4Africa" é a seguinte:

• Montante total cobrado desde o início da iniciativa social até 15 de Dezembro de 2020: 120.887,63 Euros;
  • Montante total gasto para os projetos: 87.884,63 Euros;
  • Montante restante para os próximos projetos: 33,003 Euros.

Todas as notícias e relatórios sobre a iniciativa social estão disponíveis no sítio web well4africa.eu. Apresentamos o relatório final sobre os projetos "Well4Africa", que foram implementados este ano.

Projeto hídrico de St. Lawrence no Malawi

A paróquia de St. Lawrence Capuchin na diocese de Zomba foi o lugar do segundo projeto de água "Well4Africa" no Malawi. O primeiro em Namane foi um simples furo de bombagem manual. O segundo projeto incluía um sistema de energia solar, uma bomba de água eléctrica e uma torre de água.

A paróquia de St. Lawrence de Brindisi está situada na zona remota da diocese de Zomba, nos arredores do município de Zomba, a antiga capital do Malawi. As pessoas em redor da paróquia são agricultores de subsistência que cultivam milho e legumes para viver. A paróquia de St. Lawrence, com um bom número de Franciscanos Seculares, era um local justificado para a implementação e manutenção de um novo projeto hídrico, uma vez que "Well4Africa" trabalha geralmente com a OFS ou outros ramos da Família Franciscana e permite que as comunidades locais desenvolvam elas próprias projetos hídricos, apoiando-as apenas com fundos e sugestões técnicas.

O projeto de água de St. Lawrence incluiu a perfuração do poço, a instalação de uma bomba de água eléctrica, a construção de uma casa de bombas, a instalação de um sistema de energia solar ligado à bomba eléctrica, a construção de uma estrutura de apoio com dois tanques de água de 5000 litros e a instalação de um sistema de condutas subterrâneas. Os trabalhos foram implementados pela Niho Systems de 4 de Novembro de 2019 a 10 de Fevereiro de 2020. O montante total do projeto foi de 12.839,44 Euros, o que equivale a 10.464.143,60 Kwacha do Malawian.

O furo de sondagem foi realizado a 4 de Novembro de 2019. O empreiteiro perfurou 73 metros no solo e encontrou uma veia de água que produz 800 litros de água por hora (esta capacidade foi medida durante a estação mais seca do ano). Durante a estação chuvosa, os habitantes locais esperam que este furo produza 1.000 litros por hora ou mais. Foi instalada uma bomba de água com a capacidade de 2.200 litros por hora. Foi construída uma casa de bombas com três painéis solares no seu telhado. Com a ajuda destes painéis solares, ambos os tanques de água ficam cheios em 5 horas. A construção da estrutura de suporte dos tanques de água e a colocação de tubos subterrâneos também decorreu sem problemas. Um vídeo sobre o projeto está disponível aqui.

Neste momento, cerca de 85 lares beneficiam do projeto de água de St. Lawrence. As mulheres e crianças que são responsáveis por levar água às suas famílias são as que mais beneficiam. A população local relata que a água fresca e limpa reduziu o seu stress, doenças e sofrimento, trouxe mais higiene, felicidade e esperança. A comunidade aprendeu o espírito da partilha. Mais de 1.000 pessoas poderiam beneficiar do projeto se o sistema de condutas subterrâneas fosse alargado a outras aldeias.

Projeto de água Sibi no Gana

Boas notícias no meio da crise da covid-19 – o poço de água patrocinado pela iniciativa social "Well4Africa" foi abençoado e inaugurado no dia 9 de maio na Comunidade Sibi, Gana. Por razões de segurança, apenas um pequeno grupo de representantes da comunidade participou na celebração.

Sibi é uma vila no distrito de Nkwanta, no Estado de Gana. A aldeia tem 320 famílias / famílias alargadas, que são beneficiários deste projeto de água.

A maioria dos habitantes locais trabalha na agricultura. A aldeia só tinha um poço antes desta intervenção. Durante a estação chuvosa, as pessoas coletavam a água da chuva vinda de seus telhados. Noutras ocasiões, mulheres e crianças eram forçadas a buscar água de uma pequena represa feita pelo homem ou outros locais, onde a água estava estagnada, lamacenta e não era segura para beber.

O poço foi perfurado num terreno doado, que é convenientemente acessível à comunidade local. O seu cuidado e manutenção estão confiados aos Frades Capuchinhos de Sibi e ao grupo local de jovens franciscanos que iniciou este projeto de água. A quantia doada ao projeto foi de 3804 Euros. Os trabalhos foram implementados pela "Global Tech Borehas Limited" entre 03 de março - 01 de Maio de 2020.

O poço de São Pedro em Masenyane, Zimbabué

Inicialmente, o projeto "Well4Africa" deveria ter sido implementado na região oriental do Zimbabué: Manicaland (Nehumambi, Murambinda), mas foi interrompido devido a problemas de terra em Murambinda. Em Junho de 2019, o Conselho Nacional do OFS Zimbabué decidiu mudar a localização de Manicaland para Matebeland (a região ocidental). St. Michael's Masenyane, um dos centros da Missão Nossa Senhora de Fátima, foi selecionado como local apropriado para a implementação do projeto de água "Well4Africa".

Masenyane está situada a 180 km de Bulawayo (segunda maior cidade do Zimbabwe) e pertence à diocese de Hwange. A diocese de Hwange situa-se na 5ª região agrícola (a zona mais seca do Zimbabué), onde a precipitação é muito baixa e as temperaturas são muito elevadas. Os membros da comunidade da aldeia de Masenyane costumavam caminhar mais de 10 km em busca de água, utilizando frequentemente fontes de água desprotegidas partilhadas tanto por pessoas como por animais.

St. Michael's Masenyane, servido pelos frades capuchinhos, é um dos centros onde OFS tem o maior número de membros professos. Os frades capuchinhos ofereceram um terreno dentro das instalações da igreja para um furo "Well4Africa" aberto a todas as pessoas (membros OFS, católicos e todas as outras pessoas). Devido à situação da Covid-19, com todas as restrições de viagem, levou mais tempo do que o esperado para que este projeto se tornasse realidade. O "Well4Africa" financiou a instalação de um furo de água de funcionamento manual, uma vedação e um jardim à volta do poço. A 15 de Julho de 2020, a perfuração até aos 75 metros foi concluída. O projeto incluiu o revestimento completo do furo, o flashing e a instalação da bomba manual. De acordo com os estatutos nacionais de saúde do Zimbabué, os furos da bomba manual devem ser fixados e protegidos contra animais devido a várias doenças. Assim, a 11 de Agosto, a festa de Santa Clara de Assis, foi construída uma vedação em redor do furo. O povo de Masenyane mostrou a sua unidade e toda a comunidade se apresentou para ajudar. Ao lado do furo, a comunidade franciscana local vai plantar um pequeno jardim para a OFS, para promover o cuidado do ambiente nesta área. Um vídeo sobre o projeto está disponível aqui.

A 28 de Agosto, o poço foi abençoado e dedicado a São Pedro com a presença do pároco de Nossa Senhora de Fátima, frades capuchinhos, membros da OFS de São Miguel de Masenyane. O projeto foi implementado de 4 de Junho a 28 de Agosto de 2020 por Shiloh Borehole Drillers. O montante total do projeto foi de 10.620,40 USD. O fornecimento sustentável de água ao povo de Masenyane aumentará a disponibilidade, acessibilidade e higiene nesta área.

Projeto de água Shisong nos Camarões

Outro projeto "Well4Africa" foi implementado na aldeia de Shisong, na região Noroeste dos Camarões. O projeto "Shisong Water" foi implementado na comunidade Secular Franciscana de Santo António de Pádua. A 1 de Novembro de 2020 (Solenidade de Todos os Santos), o furo de água de Shisong patrocinado pela iniciativa social "Well4Africa" foi abençoado com a presença de Fr. Andrew Ngah Soli, delegado do bispo, e do padre Andrew Ngah Soli, delegado do bispo, e do padre Andrew Ngah Soli. Francis Bongajum Dor OFM Cap, assistente espiritual geral.

A actual crise sócio-política nos Camarões resultou numa situação difícil de acesso à água nesta parte do país e num atraso na implementação do projeto da água. A guerra em curso em duas regiões inglesas dos Camarões tornou os materiais de construção e eléctricos muito caros, devido ao constante bloqueio das estradas. A importação de materiais mais baratos foi também suspensa devido à guerra em curso e à pandemia de Covid-19. A maioria dos trabalhadores teve dificuldades em deslocar-se devido aos constantes bloqueios das estradas.

Os trabalhos foram realizados entre Fevereiro e Outubro de 2020 por duas empresas: Nkor Destiny Construction (para a construção: anéis do furo e construção do tanque) e Est Francis And Bros Ltd (para as obras gerais de electricidade e canalização). O montante doado para o projeto foi de 8.429,50 Euros.

O projeto consistiu em perfurar um furo de água reforçado e equipá-lo com bombas eléctricas e manuais, bem como uma instalação de armazenamento de água de 6.000 litros. A profundidade do furo é de 12,5 metros. A bomba eléctrica fornece água a um reservatório de água elevado de onde é distribuída a várias partes da casa e colocada à disposição do público através de um tubo de abastecimento de água. A bomba manual é simplesmente feita e é muito mais útil considerando a constante escassez de abastecimento eléctrico, que por vezes é cortado durante meses. No futuro, a comunidade pretende instalar painéis solares para fazer funcionar a bomba eléctrica. Dos fundos recebidos, foi adquirido um pequeno gerador em stand-by para compensar a escassez de electricidade. A fraternidade local OFS continua a ser o supervisor geral do poço Shisong. O plano é constituir um comité com representantes de famílias de utilizadores regulares e estabelecer taxas de contribuição para a manutenção regular do poço. A contribuição anual estimada por família por ano é de 1200 francos CFA (cerca de 2 euros).

O Shisong tem sofrido sem água nos últimos anos. Com a escavação de um novo poço, todos são atualmente beneficiários deste projeto hídrico. O projeto Shisong fornece regularmente água potável a 50 famílias na área de cerca de 1 km de raio. Outros beneficiários incluem pessoas deslocadas internamente devido às crises políticas, bem como numerosos pacientes e visitantes que se deslocam ao hospital geral de Shisong, nas proximidades. Há uma torneira instalada à beira da estrada onde todos os que passam podem ter livre acesso à água e desfrutar dos frutos do projeto "Well4Africa". Esta fonte regular de água potável é de grande necessidade na zona, especialmente na estação seca, quando a água é mais escassa devido à ausência de chuva e quando outras fontes são secas. Um vídeo sobre o projeto está disponível aqui.

Projetos em curso e novos projetos hídricos

A implementação do segundo projeto hídrico "Well4Africa" no Gana, aldeia de Kongo no distrito de Nabdam, foi iniciada. Envolve a perfuração de um furo e a instalação de uma bomba eléctrica, dois grandes tanques de água e um sistema de canalização, para que a água potável esteja convenientemente acessível à comunidade local e a milhares de peregrinos que vêm à Gruta Mariana e ao Centro de Renovação Espiritual dirigido por Frades Capuchinhos. O montante doado ao projeto é de 5,092 Euros. Em Novembro recebemos notícias sobre a perfuração completa do furo no Kongo e muita água boa e limpa. Agora o resto do trabalho deve ser levado a cabo para completar o projeto.

O novo projeto de água "Well4Africa" está prestes a começar em Mutemwa Leprosy Care Centre, situado em Mashonaland, na província oriental do Zimbabué. O Centro é apoiado pela John Bradburne Memorial Society, fundada em memória do irmão OFS do Reino Unido. O caso de beatificação de John Bradburne OFS que tratou de doentes de lepra e foi morto durante a guerra de independência do Zimbabué está em curso. Uma vez que esta organização se baseia no nosso carisma franciscano comum, "Well4Africa" decidiu financiar o projeto da água no Mutemwa Leprosy Care Centre e assegurar o fornecimento estável de água limpa à comunidade.

A "Well4Africa" recebeu recentemente novos pedidos do Quénia e da República Democrática do Congo e está pronta a aceitar novos pedidos de países de língua inglesa, francesa e portuguesa em África. O objectivo da iniciativa social "Well4Africa" é instalar poços em áreas africanas onde a Ordem Franciscana Secular está presente, a fim de levar água irmã a pessoas sedentas e fornecer à população local água limpa e fresca, o que permitiria às mulheres e crianças evitarem percorrer longas distâncias para trazer este importante e essencial recurso de fontes que, num grande número de casos, são pobres, escassas e contaminadas. Os critérios e orientações de aplicação do "Well4Africa" estão disponíveis aqui.

Actualizações na coordenação "Well4Africa

Gostaríamos de vos informar que este ano foram feitas algumas mudanças na coordenação "Well4Africa". A atual Equipa de Coordenação internacional é constituída pelos seguintes membros: Virginija Mickute OFS (Lituânia), coordenadora da iniciativa social; Attilio Galimberti OFS (Itália), coordenador da execução técnica dos projetos; Jennifer Harrington OFS (África do Sul), responsável pela comunicação com os países de língua inglesa em África; Michel Janian OFS (Líbano), responsável pela comunicação com os países francófonos em África; Nadia Rudolf von Rohr OFS (Suíça), coordenadora de traduções multilingues.

Algumas das fraternidades nacionais OFS designaram os seus contactos "Well4Africa" para cada país. A lista de contactos está disponível aqui.Pedimos-lhe que a reveja e confirme os dados (pessoa indicada e correio electrónico) que representam a sua fraternidade nacional. Novas pessoas de contacto por países são muito bem-vindas a juntarem-se à nossa equipa, para que possamos continuar a angariar fundos para esta importante missão.

Finalmente, gostaríamos de expressar a nossa gratidão pela vossa colaboração fraterna nesta iniciativa social que vai num só Espírito com toda a Igreja Católica. Depois de ter lido o Documento "Aqua Fons Vitae: Orientações sobre a água, símbolo do grito dos pobres e do grito da Terra", lançado em 2020 pelo Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, no passado mês de maio escrevemos ao Cardeal Peter K. A. Turkson, Prefeito do Dicastério, pedindo a sua bênção e patrocínio para "Well4africa", uma iniciativa social do OFS. A Sua Eminência, o Cardeal Turkson, teve a gentileza de nos responder, como específica a carta, expressando o seu encorajamento a este belo compromisso franciscano e os seus agradecimentos a todos os benfeitores de "Well4africa", assim como sugerindo, se for caso disso, envolver a Igreja local por intermédio dos seus bispos, no âmbito dos projetos de água da "Well4africa". É um grande passo para a iniciativa social "Well4africa" que nos abre o caminho para uma cooperação mais ativa com as igrejas locais em todo o continente africano. Graças a Deus por isto!

Caros irmãos e irmãs, na Bíblia, um poço é o lugar onde se encontra mais do que água. No poço de Jacob, Ele estava lá. Jesus, cansado da sua viagem, sentou-se ali no poço, por volta do meio-dia. Uma mulher de Samaria veio para tirar água. Jesus disse-lhe: "Dá-me uma bebida". (João 4,6-7). Um poço é o lugar onde Cristo vem ao encontro de cada ser humano. É Ele quem primeiro nos procura e nos pede uma bebida. Jesus procura-nos e tem sede de nós! Deus tem sede para que cada um de nós tenha sede d'Ele. Tenhamos sede de Jesus de todo o coração e demos-Lhe uma bebida com as nossas orações e atos concretos de amor.

Fraternalmente,

Virginija Mickute OFS